sexta-feira, 15 de abril de 2016

É tudo uma questão de escolhas!

Com a correia do dia-a-dia e com o tempo tão sobrecarregado para fazer tudo aquilo que desejamos, temos que criar prioridades e abraçar tudo aquilo que nos traz melhor qualidade de vida e por sua vez mais alegria e felicidade.

imagem tirada da internet
Está mais do que provado que organização facilita a nossa vida. Organização é um processo que leva tempo e é uma procura constante da simplificação da nossa vida, não há fórmulas mágicas nem regras rígidas, cada um, com as ferramentas que possui, tem que conseguir alcançar o método que melhor se adequa à sua casa e à sua vida.

Contudo, há pormenores que são imprescindíveis para se conseguir uma organização inteligente e ao mesmo tempo descomplicada, que nos ajudem a lidar de forma clara e prática com as adversidades que nos aparecem no dia-a-dia.

Existem vários passos importantes que devem ser seguidos, que estão interligados entre si e que sem estes é impossível organizar, tanto a nossa casa como a nossa vida.

Planear, para conseguirmos gerir o nosso tempo de uma forma produtiva, seja em casa ou no emprego, planear com antecedência é a receita mágica. Com tantas exigências na nossa vida e tanto para fazer, com planeamento nada ficará esquecido e conseguiremos priorizar o que é importante, urgente ou rotineiro e assim dar “conta do recado”. A melhor maneira é anotar todas as tarefas, numa agenda ou caderno de anotações e verificá-las todos os dias, de preferência no dia anterior.

Ter rotinas, a criação de rotinas é a melhor maneira de tornar a nossa vida mais simples, porque há uma quase automatização naquilo que fazemos no dia-a-dia. Por isso é tão importantes saber o que vamos fazer a em seguida, porque a previsibilidade faz-nos sentir mais seguros. Rotinas dão-nos um maior conhecimento de como gerirmos melhor o nosso tempo, sem que nada fique por fazer.

Destralhar, o destralhamento é também uma peça fundamental na organização. Destralhar é acabar com a tralha, tralhas não são só coisas velhas ou sem importância, tralha é tudo aquilo que está a mais ou que não nos diz nada, mas que resistimos em eliminar, porque estamos emocionalmente agarrados a isso, ou porque “podemos um dia precisar”, frase que ouço montes de vezes e que me irrita profundamente, porque dificilmente vamos usar essa “tralha” outra vez.
Portanto, sem esta acção, desista já de organizar seja o que fôr, porque tralhas não se organizam, só atrapalham e ocupam tempo e espaço, hoje em dia tão escassos.

Organizar, a organização é a solução de ouro na nossa vida. Organizar é pensar e criar soluções práticas, viáveis e simples para que a nossa vida “ande sobre rodas” e assim nos sentirmos bem e felizes. Cada pessoa deve procurar a sua própria organização, de acordo com as suas necessidades e tipo de vida. Organizar dá-nos a sensação de dever cumprido!

Não procrastinar, a procrastinação é sem sombra de dúvidas dos maiores inimigos da organização. O adiamento constante das tarefas que temos que fazer, cria acumulação tanto na nossa casa como na nossa vida e o velho ditado “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje” não deixa dúvidas quanto a esse assunto. Adiar tarefas prejudica a nossa vida criando stress, culpa e mau estar e quando damos por isso o caos entra na nossa vida.

Poupar, o controlo financeiro e a poupança dão-nos segurança e estabilidade à nossa vida, por isso, fazer um o orçamento familiar e apontar todos os gastos, é fundamental para em caso de necessidade saber onde cortar despesas. Ter objetivos financeiros na vida implica fazer esforços e ser disciplinado para os alcançar, e assim ter uma vida mais desafogada. Um pé-de-meia é essencial para o caso de termos algum azar na nossa vida, e acredite, ninguém está livre disso acontecer.

Simplificar, hoje em dia cada vez mais se fala da importância de simplificarmos a nossa vida, de acabarmos com o consumismo exacerbado e da consciência ecológica como solução para uma vida mais sustentável. Aquela frase “a vida é feita de escolhas” faz-nos pensar seriamente no que é importante para a nossa vida e como as escolhas (umas boas e outras más) a podem influenciar.

Tudo o que escrevi acima está interligado entre si, como pode constatar. No fundo, é tudo uma questão de saber escolher, ter determinação e disciplina para termos uma vida mais feliz e serena, e isso está nas nossas mãos! Não concorda comigo?

Obrigada pela sua visita.

Marlene Borges

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Como poupo cá em casa

Poupar deve ser uma prioridade, principalmente agora em tempos de crise económica. Esta crise apanhou muita gente desprevenida e o resultado infelizmente foi catastrófico para muitas famílias.
Imagem retirada da internet

Todos nós conseguimos organizar as nossas finanças, o que é preciso é disciplina, objetivos e uma enorme vontade de amealhar para o futuro. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, temos que nos adaptar às mudanças e ir em frente, o que é hoje pode não ser amanhã!  

Para controlar as contas faço um plano financeiro anual exaustivo, e consigo assim facilmente, controlar as finanças cá de casa.

Eu tenho, conforme já falei em outros post, uma simples folha de excel onde faço o plano financeiro anual cá de casa. Eu já fiz um post com esse quadro, que pode se desejar, copiar para o seu computador Guia de Gastos Mensais em Excel.

Nessa folha de excel faço um quadro por mês (Janeiro, Fevereiro, Março, etc.) com três colunas, numa coloco as receitas (crédito), isto é, ordenados e outros rendimentos, na outra coluna coloco (débito) as despesas fixas mensais (luz, água, telecomunicações, gás, etc.), as despesas (não mensais) que sei que vão cair num determinado mês (seguro carro, IMI, Imposto circulação automóvel, etc.) e estipulo um valor mensal para as despesas do dia-a-dia, assim subtraindo ao valor recebido os valores das despesas, vai dar exatamente o valor com que vou ficar no final de cada mês (o saldo).

Este plano permite-me controlar os meus gastos, e saber exatamente onde posso cortar se precisar de o fazer.

Claro que há as despesas imprevistas que podem surgir, e para fazer face a estas despesas é preciso ter algum dinheiro amealhado. Por isso mesmo a poupança é fundamental, nem que seja um pouco todos os meses, o importante é poupar!

Além desta gestão, tenho também alguns truques que me ajudam a poupar no dia-a-dia.
  • Nunca deito fora sobras de comida, consigo sempre reaproveitá-las noutras refeições e assim poupar.
  • Desligo sempre o forno 5 a 10 minutos antes do tempo e deixo o assado acabar de assar com o calor do forno.
  • Evito por tachos pequenos nos bicos grandes do fogão a gás é um desperdício enorme de gás.
  • Levo sempre comigo uma lista detalhada quando vou ao supermercado e tento cingir-me a ela.
  • Antigamente ia várias vezes ao supermercado, agora vou uma vez por semana (e numa camisa de forças, detesto fazer compras no supermercado!!), porque cheguei à conclusão que quando vamos várias vezes trazemos sempre alguma coisa a mais que não estávamos a contar trazer, e isso pesa financeiramente no final do mês.
  • Vejo sempre as promoções da semana na internet. Cheguei ao cúmulo de escrever o preço das promoções na lista de compras, para não me enganar no produto e verificar no fim se os descontos tinham sido feitos. (isto talvez seja um exagero!).
  • Compro a maior parte dos produtos de marca branca, são mais baratos.
  • Comparo sempre preços e vejo o preço unitário / Kg, para ver o que compensa comprar.
  • Evito comprar refeições pré-congeladas, são bastante mais caras.
  • Evito comprar fruta fora de época é muito mais cara. Na época da fruta, trago do Douro e não preciso de comprar.
  • Tenho cuidado com os gastos de electricidade, apagando sempre as luzes quando saio de um compartimento e desligando as tomadas que não estão a uso.
  • Nunca utilizo o micro-ondas para descongelar alimentos, tenho o cuidado de os retirar do congelador no dia anterior.
  • Uso lâmpadas economizadoras, são mais caras mas a curto prazo recupera-se o investimento.
  • Quando trabalhava fora, levava sempre o almoço e o lanche para o escritório.
  • Quando compro medicamentos, compro sempre genéricos.
  • Aproveito sempre os saldos, isto é, quando preciso de comprar alguma coisa, não compro por comprar!

Dizem que o dinheiro não traz felicidade, mas certamente que traz bem-estar e equilíbrio à nossa vida! Não concorda?

Obrigada pela sua visita!

Marlene Borges

terça-feira, 12 de abril de 2016

Revista ZEN KIDS

Olá a todos,

Aqui vai o link de um artigo que escrevi para a Revista ZEN KIDS sobre a importância da organização na infância, espero que gostem! Eu adorei escrevê-lo e acho-o uma mais valia para os pais com crianças pequenas!! Já agora, aproveitem e leiam a revista, os conteúdos são fantásticos e super interessantes!



Boa leitura!

Marlene Borges

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Organizar não é o mesmo que arrumar!

A maior parte das pessoas confunde organizar com arrumar, mas não é a mesma coisa.
Todos nós gostamos de uma casa arrumada e que seja esteticamente bonita, é verdade, mas muitas das vezes esquecemos a parte mais importante, que é a sua funcionalidade prática e racional, a organização. Para que uma casa funcione em pleno, organização e arrumação têm que andar de mãos dadas, uma (arrumação) é a continuidade e manutenção da outra (organização).

Imagem retirada da internet

Arrumar todos nós somos capazes de o fazer, basta atirarmos as coisas para dentro de um armário, e a partir do momento que fechamos a porta do armário, visualmente está tudo em ordem. 
Organizar é mais difícil do que isso, porque, além de ser um processo que pode levar bastante tempo, uma vez que não é só colocar os objetos de uma forma bonita, é também criar soluções objetivas e coerentes. Cada objeto é guardado num determinado lugar com uma razão lógica.

Arrumar é:
  • Não destralhar, uma vez que só se arruma o que está desarrumado;
  • Automatizar as ações do dia-a-dia;
  • Ter a casa minimamente apresentável sem preocupação prática e duradoura;
  • Ter a casa esteticamente bonita, sem nos preocuparmos se está funcional;
  • Colocar os objetos nos sítios determinados pela organização.
  • É dar um jeito na casa

O único problema é que a arrumação sem organização não funciona e é precisamente por isso, que ao fim de pouco tempo, tudo volta à estaca zero.

Organizar é:
  • Destralhar o que já não interessa para a nossa casa, eliminando o supérfluo;
  • Encontrar uma "casa" para cada objeto; 
  • Procurar e encontrar soluções práticas e funcionais, que perdurem e nos facilitem o dia-a-dia;
  • Ter criatividade e estratégia, para ser viável tem que funcionar de uma maneira inteligente e pensada, a fim de tornar o quotidiano muito mais fácil;
  • Criar rotinas na nossa vida que nos tragam solidez e segurança;
  • Planear e criar métodos duradouros.

Resumindo, primeiro organizar (criar soluções práticas, objetivas e funcionais) e só depois é que podemos arrumar (colocar no sitio certo os objetos determinados pela organização) seja o que for!

Não concorda comigo? Dê-nos a sua opinião!

Obrigada,


Marlene Borges

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Poupe tempo nas tarefas domésticas

As tarefas domésticas tomam hoje em dia 90% do tempo que estamos em casa, o que é realmente um absurdo. Portanto todas as dicas são importantes para poupar o nosso precioso tempo e aligeirar as mesmas. Para que isto aconteça só temos que encontrar um equilíbrio que nos ajude a tomar o rumo certo.
Imagem retirada da Internet
Se este é o seu caso, veja abaixo algumas palavras-chave que a/o vão ajudar bastante a poupar tempo nas tarefas domésticas e assim ter tempo para fazer outras coisas de que goste mais.

Adotar rotinas
As rotinas são importantíssimas para poupar tempo nas tarefas domésticas. Esta sequência de tarefas torna-se automática e a previsibilidade de as esquecer é quase nula. Rotinas dão segurança e criam controlo sobre tudo o que tem que eu ser feito. Temos é que as adaptar ao nosso ritmo de vida.

Planear
Planear é uma das palavra-chaves para poupar tempo com tarefas. E porquê? Porque sem planeamento as tarefas tendem a ser esquecidas ou proteladas e o planeamento escrito (as listas de que tanto falo!) lembra-nos quando é que determinada tarefa deverá ser feita. Além de nos ajudar a distribuí-las de uma maneira uniforme e pensada durante a semana, veja abaixo as listas importantes a fazer:
·         Menu semanal, veja o meu guia aqui
·         Lista de supermercado de acordo com o menu semanal, veja a minha lista aqui.
·         Lista de afazeres domésticos, diários, semanais, mensais e sazonais:
     Como Organizar a Rotina Doméstica no Dia-a-dia
     Como Organizar a Rotina Doméstica Semanal
     Guia de Limpeza da casa Mensal e Sazonal para Preencher

Destralhar
Destralhar, outra palavra muito importante no que toca a poupar tempo com as tarefas diárias, quando mais destralhar, menos tem para arrumar e limpar. Já viu a maçada que é tirar mil e um objetos decorativos de cima de um móvel, limpá-los e depois devolvê-los um a um ao seu lugar de origem? Ou um armário cheio de roupa que para o fechar tem literalmente que empurrar a roupa para não ficar aberto? Pense bem e comece já a destralhar!

Arrumar o que usou
Evite deixar roupas e objetos espalhados pela casa, cumpra sempre a regra, o que demorar 1 ou 2 minutos a arrumar, faça-o logo, afinal 1 ou 2 minutos não são nada, mas vão fazer todo a diferença ao final do dia, é só uma questão de disciplina.

Limpar o que sujou
Limpar o que sujou no momento tem a vantagem de, 1º - a sujidade não ficar entranhada e perder posteriormente mais tempo a limpá-la, 2º desta forma consegue mais facilmente manter a casa limpa.

Fazer primeiro as tarefas mais chatas
Parece ridículo dizer-se para fazer primeiro as tarefas mais chatas, mas funciona, porque interiorizamos que as seguintes já não demoram tanto tempo, e isso dá-nos um incentivo maior para continuarmos (nunca lhe aconteceu acabar uma tarefa muito chata e dizer, ufa o pior já está feito).

Fazer um pouco todos os dias
Distribuir as tarefas domésticas ao longo da semana faz com que não haja acumulação das mesmas, e dá-nos mais tempo para fazermos outras atividades de que gostamos mais. O essencial é fazê-las de uma forma continuada, para que a casa fique sempre apresentável e não entre em colapso.

Não perder tempo
Não disperse a sua energia em coisas que pouco ou nada interessam para a sua vida. Foque-se no que é importante e naquilo que lhe vai trazer mais-valias, tanto no presente como no futuro.

Ter as ferramentas certas
Munir-mo-nos de todas as ferramentas que nos facilitem o tempo que perdemos com as tarefas domésticas, isto é, produtos de limpeza eficazes, electrodomésticos eficientes e rápidos, produtos organizadores e tudo aquilo que possa ajudar na simplificação dia-a-dia.

Envolver a família
A casa é o refúgio de toda a família, portanto toda a família tem que participar nas tarefas domésticas para que uma só pessoa não fique sobrecarregada, afinal todos desarrumam e sujam. Mesmo os mais pequenos podem fazer pequenas tarefas (guardar brinquedos, colocar a roupa suja no cesto, etc.) desde que ensinados e incentivados.

Estas são algumas dicas importantes (na minha opinião) que farão com que perca menos tempo nas tarefas domésticas.

Se gostou partilhe ou comente a sua opinião abaixo!

Obrigada,


Marlene Borges

terça-feira, 5 de abril de 2016

Como tirar ferrugem da roupa

Hoje vou partilhar uma dica muito útil que me foi dada pela minha sogra, especialmente para o Blog (a minha sogra é muito querida e sabe imensas dicas). Eu ainda não a testei porque neste momento não tenho roupa com ferrugem, mas vou testar quando que tiver esse problema. Esta dica é fiável, até porque é sempre assim que a minha sogra tira a ferrugem da roupa.

Esta dica é muito simples, vejam só:

Vai precisar unicamente de sumo de limão, sal refinado e um dia de sol (para o dia de sol terá que falar com o S. Pedro!!).

Coloque sumo de limão na mancha de ferrugem e por cima ponha sal refinado, depois é só por a peça ao sol. Se a mancha secar e ainda não tiver saído a ferrugem, ponha mais sumo de limão, até a nódoa desaparecer completamente e depois é só lavar normalmente.

Uma dica simples mas muito útil!

Se tiver outras dicas de limpeza sobre ferrugem, partilhe connosco nos comentários abaixo.

Obrigada,


Marlene Borges

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Tempo & produtividade

Ultimamente tenho refletido bastante sobre o tema tempo, e como este pode ser inteligentemente aproveitado a nosso favor, conseguindo assim uma melhor produtividade. 

Não sou uma expert em tempo & produtividade, mas por experiência própria e pelo que leio sobre o assunto, esta é a minha visão sobre o assunto.
O tempo, como todos dizemos, passa a correr e muitas vezes quando damos por isso, metade da nossa vida passou sem que conseguíssemos realizar pelo menos uma boa parte dos nossos objetivos para ter uma vida mais feliz.

Por isso a importância de saber gerir o nosso tempo de uma maneira produtiva, é crucial para alcançar uma estabilidade que só vai beneficiar o nosso dia-a-dia.
Gerir o tempo é conseguir dentro do horário que temos, realizar as tarefas a que nos propomos com sucesso, sejam estas importantes, urgentes ou triviais. Muitas vezes falhamos, porque não conseguimos distinguir que tarefas são essenciais, para que a nossa vida vá em frente com êxito.

O tempo é exatamente igual para todos, então porque é que uns conseguem geri-lo rumo ao sucesso e outros ficam para trás? É tudo uma questão de saber gerir prioridades e esta é uma das principais qualidades de uma pessoa organizada, mas a mais difícil de realizar.

É importante parar e refletir sobre o que queremos da nossa vida, mas tem que ser uma reflexão profunda e objetiva, aliada à vontade de mudar caso seja necessário.

Com o passar dos anos perguntamos, o que falhou no percurso? Porque é que uns conseguem e outros não? Por preguiça? Por comodismo? Por não haver objetivos traçados e metas a atingir? Ou simplesmente por imaturidade e irresponsabilidade, este é um assunto para refletir!

Para se ter sucesso na vida temos que ser disciplinados, determinados, empreendedores, confiantes e traçar objetivos. Sem objetivos na vida e sem nos focarmos no que realmente interessa, vivemos uma vida comum a tantas pessoas, isto não é necessariamente mau, se formos felizes com uma vida mediana e nos contentarmos com pouco.

Criação de hábitos produtivos
Todos temos que seguir regras. Porque não fazer as nossas próprias regras para conseguir gerir melhor o nosso tempo. Estas regras pessoais chamam-se hábitos, que com o tempo se transformam em rotinas e que são uma forma de aligeirar a nossa vida e torná-la mais fácil.
Temos, contudo que suprimir primeiro os maus hábitos que muitas das vezes infernizam a nossa vida, e substituí-los por hábitos produtivos. Hábitos e rotinas são o reflexo de ações feitas ano após ano, e que com o tempo se tornam automáticos e por sua vez mais simples.
A falta de tempo é a desculpa esfarrapada de quem é incompetente e de quem não consegue ou não quer adquirir novos hábitos produtivos.

Reflexão diária
É fundamental a reflexão diária sobre o nosso dia e como podemos melhorar, por exemplo, algo que não correu bem. Só assim conseguiremos determinar porque é que essa tarefa correu mal, e assim corrigi-la ou pelo menos melhorá-la.
Quando conseguirmos administrar melhor o nosso tempo, podemos controlá-lo de uma forma mais eficaz, porque o saberemos direcionar para aquilo que realmente importa.

Auxiliares de memória e listas de afazeres
O nosso cérebro não consegue reter toda a informação que recebe, pelo menos a de curto prazo. Por isso é tão importante, estarmos munidos de ferramentas que nos ajudem a guardar o máximo de informação que recebemos, e que são importantes para a nossa vida e trabalho. Não interessa que tipos de ferramentas temos, o que é importante é que as usemos a nosso favor, seja o computador ou um simples caderno de anotações.
Estas listas de afazeres são preciosas na nossa vida, porque nos ajudam a seguir um caminho orientado e a registar o tempo que gastamos a fazer cada tarefa, para assim melhorarmos a nossa produtividade.

Prioridade e concentração nas tarefas
Para que uma tarefa, não interessa qual tenha sucesso, é primordial concentrarmo-nos a 100% nessa mesma tarefa. O problema poe-se quando nos “perdemos” a fazer determinada tarefa, seja por incapacidade ou por causas exteriores (chamadas telefónicas, idas à internet, conversas, etc.).
Segundo o princípio de Pareto 80/20 (economista do início do Sec. XX) 20% das nossas atividades gastam 80% do nosso tempo, daí, sabermos as nossos prioridades e concentrarmo-nos nelas é tão importante, para que não haja desperdício de tempo e por sua vez baixa de produtividade.

Dormir bem
Sim, porque dormir mal reduz significativamente a nossa produtividade e a eficácia do que fazemos durante o nosso dia-a-dia. Portanto se costuma ter noites “mal dormidas” ou “pouco dormidas” chegou a altura de fazer alguma coisa para que isso não interfira, tanto na sua vida pessoal como profissional.

Posto isto, e para concluir, para conseguirmos uma vida com “tempo” e mais produtiva, é essencial arranjarmos soluções práticas que funcionem e nos orientem o nosso dia-a-dia.

Espero que tenha gostado e deixe-me lembrar-lhe que os seus comentários são muito importantes para mim!

Obrigada,


Marlene Borges