sexta-feira, 12 de maio de 2017

Soluções de aproveitamento de espaços na cozinha!

O grande problema hoje em dia, com a redução dos espaços na cozinha, é conseguir aproveitar esses mesmos espaços ao máximo, aliando claro, a funcionalidade à beleza.

Imagem retirada da Internet
Eu sei que não é tarefa fácil, mas com alguns truques e soluções inteligentes, o difícil torna-se fácil.

Veja abaixo algumas dicas para rentabilizar espaço na cozinha, por mais pequeno que seja:

Para aproveitar espaço ao organizar copos com pé juntamente aos outros, use um organizador de copos suspenso.


Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
As chávenas também têm solução!

Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Talheres grandes e afins, nada melhor que barras para organizá-los.

Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet

Organizadores em arame amovíveis ajudam muito a organizar.

Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Pequenas prateleiras em arame são o máximo e podem ser penduradas em portas.
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet

Prateleiras e nichos são uma ótima solução, para espaços pequenos.

Imagem retirada da Internet

Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Até os cantos têm soluções fantásticas!

Imagem retirada da Internet

Imagem retirada da Internet

Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet

Imagem retirada da Internet
Mesas embutidas são excelentes e não ocupam espaço.

Imagem retirada da Internet

Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Carrinhos são também uma boa opção para cozinhas pequenas.

Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Móveis finos são perfeitos e ocupam pouquíssimo espaço.

Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Outras soluções bem pensadas que não podia deixar de partilhar.

Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Espero que estas soluções sejam uma inspiração!

Obrigada e volte sempre!

Marlene Borges

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Simplesmente simplifique!

A casa é o nosso refúgio, o nosso porto seguro, e é lá que nos devemos sentir bem e confortados. Contudo, grande parte do tempo que lá passamos é a fazer tarefas domésticas, e não a disfrutar da mesma. Para que isso não aconteça, simplificar é a chave de ouro.

Imagem retirada da Internet
Simplificar a nossa casa é simplificar a nossa vida, e isso só vai ser possível se nos organizarmos e se seguirmos alguns passos importantes. São detalhes cruciais, para termos melhor qualidade de vida, e ganharmos tempo para fazermos aquilo de que mais gostamos.

Veja abaixo algumas dicas, para reduzir e descomplicar o nosso dia-a-dia:

Destralhe a casa – esta é, como não podia deixar de ser, a parte mais relevante para simplificar. Isto traduz-se em menos trabalho no dia-a-dia. Ora vejamos, ao termos só aquilo que necessitamos, que usamos e de que gostamos, vamos reduzir para metade (pelo menos!) a tralha que temos, que só nos “rouba” espaço e tempo ao limpar, e que nos agride visualmente.

Para destralhar, pode optar pelo método da Marie Kondo e destralhar por categorias, ou pode optar por ir destralhando devagar, por divisão, por armário……, o importante é fazê-lo. Pode levar tempo, mas o resultado final vai ser reconfortante, e terá uma sensação de alívio, misturado com alegria.

Tenha só os móveis que necessita – Muitos móveis e objetos no chão, reduzem o espaço, a mobilidade e dão uma sensação de atafulhamento. Assim sendo, é importante termos só os móveis necessários ao nosso dia-a-dia.

Tenha só os objetos decorativos de que goste e que ache bonitos – Quantas vezes expomos objetos decorativos, que nos foram oferecidos, mas que não gostamos e que nem sequer ficam bem com a decoração? Desfaça-se destes objetos, doando-os (provavelmente alguém ficará feliz em os receber!). Eu sei, que às vezes é difícil desfazermo-nos de algo, que nos foi dado com carinho, mas deixemo-nos de rodeios, muitas das vezes nem sabemos o que fazer com esses objetos, então porque não doá-los a quem goste?

Não se esqueça também, que superfícies com menos objetos são muito mais fáceis de limpar e trazem amplitude ao espaço! Não se esqueça de que “menos é mais”!

Tenha uma “casa” para cada item que possua – Isto é, tenha um lugar específico para guardar cada coisa, não esquecendo claro, a importância em agrupá-los por categorias, num lugar acessível e colocá-los no sítio onde são mais usados. Desta forma nunca nos esquecemos onde fica guardado determinado objeto.

Sempre que usar determinado objeto, devolva-o ao lugar destinado - A acumulação de pequenas tarefas, por mínimas que sejam, levam a uma grande perda de tempo, posteriormente. A regra dos 2 minutos é muito importante, ou seja tudo aquilo que demorar menos que dois minutos a guardar, faça-o logo e não deixe acumular!

Arrume enquanto anda de divisão em divisão – Uma dica que comigo funciona na perfeição, é quando vou duma divisão para a outra, olho sempre ao redor para ver se há algum objeto, que pertença à divisão para onde vou e levo-o comigo. Desta forma consigo manter sempre a casa arrumada e tudo no seu devido lugar. É o que eu chamo um hábito de ouro!

Seja criteriosa com o que compra – Tudo o que comprar a mais só vai atafulhar a casa e agravar o tempo das limpezas. Assim sempre que tiver a tentação de comprar algo, pense duas vezes se realmente necessita desse item, caso tenha dúvidas não o compre.

Por último não se esqueça que para conseguir manter a casa destralhada, tem que destralhar todos os dias, por muito pouco que seja. A publicidade que recebe e não precisa, envelopes vazios da correspondência, embalagens que terminam, etc. se forem imediatamente descartadas, não há acumulação de tralha e tudo fica mais simples no dia-a-dia!

Espero ter ajudado a dar aquele empurrão que muitas das vezes necessitamos para mudarmos a nossa vida! E não se esqueça simplesmente, simplifique!

Obrigada por seguir o Blog e volte sempre!

Marlene Borges

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Ganhe espaço organizando a lavandaria

Normalmente a lavandaria é a divisão da casa mais negligenciada e por isso mais desordenada. Esta divisão, muitas vezes fica no prolongamento da cozinha e geralmente é uma divisão de pequenas dimensões, por isso ganhar espaço é fundamental para conseguir organizá-la devidamente.

Imagem retirada da Internet
Veja abaixo as dicas para ganhar mais espaço na lavandaria, deixá-la organizada, prática e mais bonita:

A lavandaria é usada muitas vezes como armazenamento de tralha, assim a melhor forma para a organizar é começar do ZERO. Isto é, retirar tudo dos armários, prateleiras, etc., e só devolver aos espaços o que não for tralha, todo o resto deite fora.

Tenha um cesto para colocar a roupa para passar a ferro. Desta forma a roupa fica devidamente dobrada, organizada e pronta a ser passada a ferro.

Imagem retirada da Internet
Use um cesto grande para colocar a roupa suja, para que não tenha a tentação de a espalhar pelo chão da lavandaria. Hoje existem soluções giríssimas e a baixo preço.
Imagem retirada da Internet
Os detergentes e produtos para a roupa, devem ficar organizados por categoria, detergentes, produtos de limpeza, panos, escovas, etc. Mantenha-os num sítio acessível e à mão.

Imagem retirada da Internet

Imagem retirada da Internet
Os baldes são muito úteis e necessários numa lavandaria. O ideal é ter baldes flexíveis uma vez que os pode pendurar e assim ganhar espaço.

Imagem Super Organizada
Use sapateiras para guardar pequenos itens. As sapateiras são um verdadeiro milagre na organização.

Imagem retirada da Internet


Imagem retirada da Internet
Instale um gancho para pendurar a tábua de passar a ferro, o ferro, vassouras e afins.
Imagem retirada da Internet


Imagem retirada da Internet
Pendure as camisas no estendal de teto ou coloque um varão. Desta forma as camisas não ficam amassadas na hora de passar a ferro.

Imagem retirada da Internet
Use e abuse de caixas organizadoras, para que tudo fique devidamente organizado.
Imagem retirada da Internet
Então, inspirada para começar a organizar a lavandaria? Espero que sim e mãos à obra!

Obrigada por seguir o Blog e volte sempre!

Marlene Borges

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Produto de limpeza favorito para a casa de banho

Limpar deve ser das tarefas que eu mais detesto fazer (penso que 90% das pessoas sentem o mesmo!), por isso a importância em munir-me com os detergentes certos e eficazes para que limpar demore menos tempo, é crucial.

Com tantos produtos no mercado, muitas vezes é difícil encontrarmos um, que seja eficaz, rápido a atuar e a um preço razoável.

Eu já falei deste produto aqui no blog, em outros posts sobre limpezas. Hoje, decidi falar exclusivamente sobre este produto, porque tenho vindo a experimentar outras marcas muito conhecidas e bastante mais caras, publicitadas em vários meios de comunicação e cheguei à conclusão, que este é o melhor a limpar, dos mais baratos, e por isso o meu produto de limpeza favorito, para as casas de banho.

E o produto é : Ultra Spray com lixívia do Pingo Doce


Para que o produto funcione bem, borrifo-o nas louças sanitárias, espero dois minutos (a sujidade quase que desaparece por milagre!), depois com um esfregão, retiro o resto da sujidade facilmente e sem esforço. Como o produto tem lixívia, a casa de banho além de ficar a brilhar, fica também desinfetada. 

Eu recomendo vivamente este produto, não porque esteja a ganhar nada em publicitá-lo, mas porque partilhar produtos eficientes, e que nos ajudem no dia-a-dia é um dos lemas do blog!

Experimente, e depois diga-nos a sua opinião nos comentários abaixo.

Obrigada por seguir o Blog!

Marlene Borges

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Ganhe mais tempo no seu dia-a-dia!

Com a correria nos dias de hoje, saber ganhar tempo é uma mais-valia - "tempo é dinheiro". Existem mil e uma razões que nos roubam o nosso precioso tempo, desde a acumulação de tarefas por adiamento, a falta de planeamento, o multitasking, a falta de hábitos corretos, entre outros, e que mostram a nossa incapacidade em gerir o tempo.

Imagem retirada da Internet
Como o tempo é igual para todas as pessoas, podemos assim chegar à conclusão, que sem organização e método, a nossa vida pode ficar um caos. Assim sendo, e para que a nossa vida seja menos sobrecarregada e mais eficiente controlar o tempo é essencial.

Mas nem tudo está perdido, porque podemos sempre tomar as “rédeas” ao tempo e remediar o que está errado na nossa vida. Temos que ser nós a controlar o tempo, e não o contrário.

Veja abaixo algumas dicas fundamentais, para ganhar tempo e ter assim uma vida menos stressada e agitada:

Anote sempre o que tem a fazer no seu dia-a-dia. Desta forma além de garantir que nada fica por fazer, consegue gerir melhor o que tem a fazer. O ideal é (no meu entender) na noite anterior, verificar tudo o que tem que ser feito no dia seguinte, dar continuidade ao que não terminou, e dar baixa no que já está feito.

Prepare a manhã no dia anterior. Arranje a roupa e a dos seus filhos, prepare carteira e mochilas, prepare o que puder relativamente ao pequeno-almoço.

Evite o multitasking. Muitas vezes queremos fazer tudo ao mesmo tempo, que nos perdemos, e pior ainda, nenhuma tarefa fica completa.

Use a regra dos dois minutos. Faça tarefas fáceis e rápidas (cuja duração não seja mais que dois minutos) no momento em que estas acontecem, por exemplo, se usou alguma coisa, guarde-a logo; se sujou algo, limpe logo, e por aí adiante. Como estas tarefas são rápidas, ficam logo feitas e assim não deixamos acumular estas pequenas tarefas que se podem transformar em muitas tarefas e assim perder imenso tempo quando as for fazer.

Limpe um pouco todos os dias. Se conseguir limpar todos os dias um pouco, evita passar o fim-de-semana a limpar em vez de descansar.

Planeie o menu semanal. Fazer um menu semanal ajuda tanto no dia-a-dia, que não faz ideia. Desta forma, além de saber exatamente o que vai cozinhar cada dia, tem a lista de compras simplificada. Anote sempre também quando acabar algum produto, na lista de compras do supermercado.

Saiba as suas prioridades. Quando anotar na agenda / caderno, defina o que é importante e que não pode ser adiado.

Foque-se na tarefa que está a fazer. Nada pior do que não conseguir concentrar-se no que está a fazer. Interrupções fazem-nos perder tempo e concentração.

Use tudo ao seu alcance para facilitar o seu dia-a-dia, tanto a nível profissional como doméstico. Hoje em dia com a tecnologia que temos, com novos produtos mais eficazes e funcionais, que quem não aproveita, fica para trás.

Concentre a correspondência e papéis num só sítio. Assim, não perde tempo à procura de algum documento que precise, e sabe sempre onde procurar. Eu tenho uma caixa junto à entrada, onde guardo todos os documentos, antes de os arquivar.

Tenha o sono em dia. A falta de descanso faz com que o nosso relógio biológico fique desregulado, fazendo com que fiquemos mais “lentos” e desconcentrados, o que leva a uma maior perda de tempo.

Crie hábitos, que ajudem no dia-a-dia. Como por exemplo: depois do banho, passe o chuveiro para tirar os pelos e cabelos; vá arrumando enquanto cozinha; faça a cama pela manhã; não deixe roupa espalhada; coloque logo a roupa suja no cesto; organize a casa de uma forma prática e funcional; o que é mais usado deve ficar acessível; não acumule e descarte o que não usa; levante-se logo que o despertador toque, etc. Ao criar hábitos que joguem a seu favor, está a ganhar tempo valiosíssimo.

Estas são algumas dicas, que podem ajudar e muito a organizar e controlar o tempo, que dispomos no nosso dia-a-dia.

Partilhe connosco outras dicas que ache importante nos comentários abaixo.

Obrigada por seguir o Blog!

Marlene Borges

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Organizar – Como começar!

Todos nós somos diferentes no que diz respeito à organização. Uns já nasceram organizados, outros vão ficando organizados com o tempo, outros precisam de um empurrão para o fazer, e ainda outros que nunca vão ser organizados. Uns são mais rápidos a organizar e outros levam o seu tempo. O importante é começar! Depois de começar nunca mais vai parar!

Imagem retirada da Internet
Com o tempo vamos aprimorando a organização, ficamos com uma visão global do que queremos organizar e para que nada falhe, o melhor é começar do zero.

Para começar é importante projetar/planear, destralhar, limpar, organizar e só depois arrumar.

Projetar/planear

Em primeiro lugar temos que saber o que queremos organizar, onde e como o queremos fazer. Para isso temos que ter em atenção duas coisas: que tudo fique funcional e prático, aliado claro está, à beleza. Quem não gosta de abrir um armário, e tudo estar bonito e devidamente organizado?

Destralhar

Depois de projetar/planear, como não podia deixar de ser, destralhar é o passo seguinte. Liberte-se e inove, viva com menos, principalmente aquilo de que não gosta, não usa ou que está estragado. As vantagens de destralhar são inúmeras, além de libertar a mente, liberta espaço, hoje em dia tão importante!

Limpar

Claro está, que despois de destralhar, e antes de organizar, convém limpar o espaço. Eu costumo limpar com álcool (ponho o álcool num borrifador), porque seca facilmente e fica tudo desinfetado.

Organizar

Esta é a parte que eu adoro fazer, e que me dá plena satisfação. Pensar para onde deve ir cada peça, cada objeto, arranjar os organizadores certos, pensar em soluções funcionais e práticas é sem dúvida a minha paixão. Eu sou uma “apregoadora” e defensora da organização sem limites. Organização traz-nos segurança e previsibilidade, além de nos facilitar e ajudar a nossa vida a entrar nos eixos.  

Arrumar

Esta é a última etapa da organização, arrumar tudo na “casa que se criou para cada coisa, cada objeto”. Desta forma nada fica perdido, nada fica esquecido!

Não há fórmula mágica, nem milagres! Se quisermos mesmo, chegamos lá! Querer é poder não se esqueça!

Obrigada por seguir o Blog e não se esqueça de voltar!

Marlene Borges