segunda-feira, 8 de maio de 2017

Simplesmente simplifique!

A casa é o nosso refúgio, o nosso porto seguro, e é lá que nos devemos sentir bem e confortados. Contudo, grande parte do tempo que lá passamos é a fazer tarefas domésticas, e não a disfrutar da mesma. Para que isso não aconteça, simplificar é a chave de ouro.

Imagem retirada da Internet
Simplificar a nossa casa é simplificar a nossa vida, e isso só vai ser possível se nos organizarmos e se seguirmos alguns passos importantes. São detalhes cruciais, para termos melhor qualidade de vida, e ganharmos tempo para fazermos aquilo de que mais gostamos.

Veja abaixo algumas dicas, para reduzir e descomplicar o nosso dia-a-dia:

Destralhe a casa – esta é, como não podia deixar de ser, a parte mais relevante para simplificar. Isto traduz-se em menos trabalho no dia-a-dia. Ora vejamos, ao termos só aquilo que necessitamos, que usamos e de que gostamos, vamos reduzir para metade (pelo menos!) a tralha que temos, que só nos “rouba” espaço e tempo ao limpar, e que nos agride visualmente.

Para destralhar, pode optar pelo método da Marie Kondo e destralhar por categorias, ou pode optar por ir destralhando devagar, por divisão, por armário……, o importante é fazê-lo. Pode levar tempo, mas o resultado final vai ser reconfortante, e terá uma sensação de alívio, misturado com alegria.

Tenha só os móveis que necessita – Muitos móveis e objetos no chão, reduzem o espaço, a mobilidade e dão uma sensação de atafulhamento. Assim sendo, é importante termos só os móveis necessários ao nosso dia-a-dia.

Tenha só os objetos decorativos de que goste e que ache bonitos – Quantas vezes expomos objetos decorativos, que nos foram oferecidos, mas que não gostamos e que nem sequer ficam bem com a decoração? Desfaça-se destes objetos, doando-os (provavelmente alguém ficará feliz em os receber!). Eu sei, que às vezes é difícil desfazermo-nos de algo, que nos foi dado com carinho, mas deixemo-nos de rodeios, muitas das vezes nem sabemos o que fazer com esses objetos, então porque não doá-los a quem goste?

Não se esqueça também, que superfícies com menos objetos são muito mais fáceis de limpar e trazem amplitude ao espaço! Não se esqueça de que “menos é mais”!

Tenha uma “casa” para cada item que possua – Isto é, tenha um lugar específico para guardar cada coisa, não esquecendo claro, a importância em agrupá-los por categorias, num lugar acessível e colocá-los no sítio onde são mais usados. Desta forma nunca nos esquecemos onde fica guardado determinado objeto.

Sempre que usar determinado objeto, devolva-o ao lugar destinado - A acumulação de pequenas tarefas, por mínimas que sejam, levam a uma grande perda de tempo, posteriormente. A regra dos 2 minutos é muito importante, ou seja tudo aquilo que demorar menos que dois minutos a guardar, faça-o logo e não deixe acumular!

Arrume enquanto anda de divisão em divisão – Uma dica que comigo funciona na perfeição, é quando vou duma divisão para a outra, olho sempre ao redor para ver se há algum objeto, que pertença à divisão para onde vou e levo-o comigo. Desta forma consigo manter sempre a casa arrumada e tudo no seu devido lugar. É o que eu chamo um hábito de ouro!

Seja criteriosa com o que compra – Tudo o que comprar a mais só vai atafulhar a casa e agravar o tempo das limpezas. Assim sempre que tiver a tentação de comprar algo, pense duas vezes se realmente necessita desse item, caso tenha dúvidas não o compre.

Por último não se esqueça que para conseguir manter a casa destralhada, tem que destralhar todos os dias, por muito pouco que seja. A publicidade que recebe e não precisa, envelopes vazios da correspondência, embalagens que terminam, etc. se forem imediatamente descartadas, não há acumulação de tralha e tudo fica mais simples no dia-a-dia!

Espero ter ajudado a dar aquele empurrão que muitas das vezes necessitamos para mudarmos a nossa vida! E não se esqueça simplesmente, simplifique!

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Marlene Borges

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Ganhe espaço organizando a lavandaria

Normalmente a lavandaria é a divisão da casa mais negligenciada e por isso mais desordenada. Esta divisão, muitas vezes fica no prolongamento da cozinha e geralmente é uma divisão de pequenas dimensões, por isso ganhar espaço é fundamental para conseguir organizá-la devidamente.

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Veja abaixo as dicas para ganhar mais espaço na lavandaria, deixá-la organizada, prática e mais bonita:

A lavandaria é usada muitas vezes como armazenamento de tralha, assim a melhor forma para a organizar é começar do ZERO. Isto é, retirar tudo dos armários, prateleiras, etc., e só devolver aos espaços o que não for tralha, todo o resto deite fora.

Tenha um cesto para colocar a roupa para passar a ferro. Desta forma a roupa fica devidamente dobrada, organizada e pronta a ser passada a ferro.

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Use um cesto grande para colocar a roupa suja, para que não tenha a tentação de a espalhar pelo chão da lavandaria. Hoje existem soluções giríssimas e a baixo preço.
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Os detergentes e produtos para a roupa, devem ficar organizados por categoria, detergentes, produtos de limpeza, panos, escovas, etc. Mantenha-os num sítio acessível e à mão.

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Os baldes são muito úteis e necessários numa lavandaria. O ideal é ter baldes flexíveis uma vez que os pode pendurar e assim ganhar espaço.

Imagem Super Organizada
Use sapateiras para guardar pequenos itens. As sapateiras são um verdadeiro milagre na organização.

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Instale um gancho para pendurar a tábua de passar a ferro, o ferro, vassouras e afins.
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Pendure as camisas no estendal de teto ou coloque um varão. Desta forma as camisas não ficam amassadas na hora de passar a ferro.

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Use e abuse de caixas organizadoras, para que tudo fique devidamente organizado.
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Então, inspirada para começar a organizar a lavandaria? Espero que sim e mãos à obra!

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Marlene Borges

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Produto de limpeza favorito para a casa de banho

Limpar deve ser das tarefas que eu mais detesto fazer (penso que 90% das pessoas sentem o mesmo!), por isso a importância em munir-me com os detergentes certos e eficazes para que limpar demore menos tempo, é crucial.

Com tantos produtos no mercado, muitas vezes é difícil encontrarmos um, que seja eficaz, rápido a atuar e a um preço razoável.

Eu já falei deste produto aqui no blog, em outros posts sobre limpezas. Hoje, decidi falar exclusivamente sobre este produto, porque tenho vindo a experimentar outras marcas muito conhecidas e bastante mais caras, publicitadas em vários meios de comunicação e cheguei à conclusão, que este é o melhor a limpar, dos mais baratos, e por isso o meu produto de limpeza favorito, para as casas de banho.

E o produto é : Ultra Spray com lixívia do Pingo Doce


Para que o produto funcione bem, borrifo-o nas louças sanitárias, espero dois minutos (a sujidade quase que desaparece por milagre!), depois com um esfregão, retiro o resto da sujidade facilmente e sem esforço. Como o produto tem lixívia, a casa de banho além de ficar a brilhar, fica também desinfetada. 

Eu recomendo vivamente este produto, não porque esteja a ganhar nada em publicitá-lo, mas porque partilhar produtos eficientes, e que nos ajudem no dia-a-dia é um dos lemas do blog!

Experimente, e depois diga-nos a sua opinião nos comentários abaixo.

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Marlene Borges

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Ganhe mais tempo no seu dia-a-dia!

Com a correria nos dias de hoje, saber ganhar tempo é uma mais-valia - "tempo é dinheiro". Existem mil e uma razões que nos roubam o nosso precioso tempo, desde a acumulação de tarefas por adiamento, a falta de planeamento, o multitasking, a falta de hábitos corretos, entre outros, e que mostram a nossa incapacidade em gerir o tempo.

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Como o tempo é igual para todas as pessoas, podemos assim chegar à conclusão, que sem organização e método, a nossa vida pode ficar um caos. Assim sendo, e para que a nossa vida seja menos sobrecarregada e mais eficiente controlar o tempo é essencial.

Mas nem tudo está perdido, porque podemos sempre tomar as “rédeas” ao tempo e remediar o que está errado na nossa vida. Temos que ser nós a controlar o tempo, e não o contrário.

Veja abaixo algumas dicas fundamentais, para ganhar tempo e ter assim uma vida menos stressada e agitada:

Anote sempre o que tem a fazer no seu dia-a-dia. Desta forma além de garantir que nada fica por fazer, consegue gerir melhor o que tem a fazer. O ideal é (no meu entender) na noite anterior, verificar tudo o que tem que ser feito no dia seguinte, dar continuidade ao que não terminou, e dar baixa no que já está feito.

Prepare a manhã no dia anterior. Arranje a roupa e a dos seus filhos, prepare carteira e mochilas, prepare o que puder relativamente ao pequeno-almoço.

Evite o multitasking. Muitas vezes queremos fazer tudo ao mesmo tempo, que nos perdemos, e pior ainda, nenhuma tarefa fica completa.

Use a regra dos dois minutos. Faça tarefas fáceis e rápidas (cuja duração não seja mais que dois minutos) no momento em que estas acontecem, por exemplo, se usou alguma coisa, guarde-a logo; se sujou algo, limpe logo, e por aí adiante. Como estas tarefas são rápidas, ficam logo feitas e assim não deixamos acumular estas pequenas tarefas que se podem transformar em muitas tarefas e assim perder imenso tempo quando as for fazer.

Limpe um pouco todos os dias. Se conseguir limpar todos os dias um pouco, evita passar o fim-de-semana a limpar em vez de descansar.

Planeie o menu semanal. Fazer um menu semanal ajuda tanto no dia-a-dia, que não faz ideia. Desta forma, além de saber exatamente o que vai cozinhar cada dia, tem a lista de compras simplificada. Anote sempre também quando acabar algum produto, na lista de compras do supermercado.

Saiba as suas prioridades. Quando anotar na agenda / caderno, defina o que é importante e que não pode ser adiado.

Foque-se na tarefa que está a fazer. Nada pior do que não conseguir concentrar-se no que está a fazer. Interrupções fazem-nos perder tempo e concentração.

Use tudo ao seu alcance para facilitar o seu dia-a-dia, tanto a nível profissional como doméstico. Hoje em dia com a tecnologia que temos, com novos produtos mais eficazes e funcionais, que quem não aproveita, fica para trás.

Concentre a correspondência e papéis num só sítio. Assim, não perde tempo à procura de algum documento que precise, e sabe sempre onde procurar. Eu tenho uma caixa junto à entrada, onde guardo todos os documentos, antes de os arquivar.

Tenha o sono em dia. A falta de descanso faz com que o nosso relógio biológico fique desregulado, fazendo com que fiquemos mais “lentos” e desconcentrados, o que leva a uma maior perda de tempo.

Crie hábitos, que ajudem no dia-a-dia. Como por exemplo: depois do banho, passe o chuveiro para tirar os pelos e cabelos; vá arrumando enquanto cozinha; faça a cama pela manhã; não deixe roupa espalhada; coloque logo a roupa suja no cesto; organize a casa de uma forma prática e funcional; o que é mais usado deve ficar acessível; não acumule e descarte o que não usa; levante-se logo que o despertador toque, etc. Ao criar hábitos que joguem a seu favor, está a ganhar tempo valiosíssimo.

Estas são algumas dicas, que podem ajudar e muito a organizar e controlar o tempo, que dispomos no nosso dia-a-dia.

Partilhe connosco outras dicas que ache importante nos comentários abaixo.

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Marlene Borges

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Organizar – Como começar!

Todos nós somos diferentes no que diz respeito à organização. Uns já nasceram organizados, outros vão ficando organizados com o tempo, outros precisam de um empurrão para o fazer, e ainda outros que nunca vão ser organizados. Uns são mais rápidos a organizar e outros levam o seu tempo. O importante é começar! Depois de começar nunca mais vai parar!

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Com o tempo vamos aprimorando a organização, ficamos com uma visão global do que queremos organizar e para que nada falhe, o melhor é começar do zero.

Para começar é importante projetar/planear, destralhar, limpar, organizar e só depois arrumar.

Projetar/planear

Em primeiro lugar temos que saber o que queremos organizar, onde e como o queremos fazer. Para isso temos que ter em atenção duas coisas: que tudo fique funcional e prático, aliado claro está, à beleza. Quem não gosta de abrir um armário, e tudo estar bonito e devidamente organizado?

Destralhar

Depois de projetar/planear, como não podia deixar de ser, destralhar é o passo seguinte. Liberte-se e inove, viva com menos, principalmente aquilo de que não gosta, não usa ou que está estragado. As vantagens de destralhar são inúmeras, além de libertar a mente, liberta espaço, hoje em dia tão importante!

Limpar

Claro está, que despois de destralhar, e antes de organizar, convém limpar o espaço. Eu costumo limpar com álcool (ponho o álcool num borrifador), porque seca facilmente e fica tudo desinfetado.

Organizar

Esta é a parte que eu adoro fazer, e que me dá plena satisfação. Pensar para onde deve ir cada peça, cada objeto, arranjar os organizadores certos, pensar em soluções funcionais e práticas é sem dúvida a minha paixão. Eu sou uma “apregoadora” e defensora da organização sem limites. Organização traz-nos segurança e previsibilidade, além de nos facilitar e ajudar a nossa vida a entrar nos eixos.  

Arrumar

Esta é a última etapa da organização, arrumar tudo na “casa que se criou para cada coisa, cada objeto”. Desta forma nada fica perdido, nada fica esquecido!

Não há fórmula mágica, nem milagres! Se quisermos mesmo, chegamos lá! Querer é poder não se esqueça!

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Marlene Borges

sexta-feira, 21 de abril de 2017

2 dicas simples para desencardir roupa branca de cama

A sensação de dormir numa cama acabada de fazer, com lençóis branquinhos e a cheirar a limpo e bem, é fantástica. 

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A roupa de cama branca transmite aconchego, dá um ambiente calmo e pacífico ao quarto, essencial para uma boa noite de sono.



Mas não há bela sem senão, a roupa branca com o tempo tende a ficar acinzentada, amarelada e encardida que lhe dá um aspeto velho e feio.


Contudo, existem soluções eficazes que combatem este problema, e com medidas simples no dia-a-dia, o branco pode voltar a ficar branco.

Veja as dicas para manter a roupa branca, sempre branca: 

Mude os lençóis e fronhas (particularmente se forem brancos) uma vez por semana para que não se acumule sujidade, tais como suor, células mortas e outras. Eu gosto de mudar as fronhas duas vezes por semana, principalmente com o tempo mais quente. 

Confira as etiquetas de lavagem, (normalmente os lençóis podem ir a temperaturas altas) mas o melhor é sempre confirmar a etiqueta.

Verifique se os lençóis têm alguma nódoa, e retire-a previamente com um tira nódoas.

Sacuda sempre os lençóis antes de os meter na máquina, para retirar pelos, pó e cabelos.

Nunca misture lençóis de cor, com lençóis brancos, porque pode haver transferência de cor e assim, arruinar os brancos.

O uso exagerado de amaciador pode desgastar o branco, e a roupa começar a amarelar.

Não encha demasiado a máquina, para que a roupa tenha espaço de lavagem e a centrifugação seja eficiente.

Não use lixívia na roupa de cama. A lixívia enfraquece o tecido e danifica as fibras. 

Lavagem usando produtos caseiros e ecológicos

Coloque os lençóis na máquina na temperatura indicada na etiqueta. Coloque um copo de álcool e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, juntamente com o detergente. Tanto o álcool como o bicarbonato de sódio têm uma ação branqueadora, o que garante, que o branco se mantenha sempre branco.

Lavagem usando produto branqueador industrial

Coloque aquando do detergente a quantidade de Vanish (para roupas brancas) indicada na embalagem. Este produto branqueador e tira nódoas, apesar de ser caro, não tem cloro e por isso não prejudica os tecidos. Recomendo vivamente, para mim é o branqueador industrial de eleição, porque deixa o branco, sempre branco!

Por fim, o sol também é um agente branqueador. Quem não se lembra de ver roupa branca a corar ao sol? Provavelmente menos pessoas do que eu imagino!

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Marlene Borges

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Economize tempo na cozinha

Hoje em dia, cada vez temos menos tempo para nos dedicarmos à cozinha, e muitas vezes as soluções rápidas (refeições prontas) são escolhidas, apesar de serem mais caras e menos saudáveis.


Para não ficarmos escravos da cozinha, e passarmos lá grande parte do nosso precioso tempo, aqui vão algumas dicas para facilitar o nosso dia-a-dia. Eu como detesto cozinhar e não tenho jeito nem paciência, utilizo estas dicas, para que cozinhar seja mais rápido e menos seca.

Eu sei que há muitas pessoas, que adoram cozinhar, e que estar na cozinha é um prazer, mas mesmo assim eu penso que todas as dicas são bem-vindas, no que toca a minimizar o tempo que se gasta a cozinhar.

Uma dica importante é planear um menu semanal, com todas as refeições que pretende fazer durante essa semana. Desta forma sabe também o que necessitará na hora de fazer compras. Clique AQUI para ver e imprimir o meu menu semanal

Ponha na noite anterior a descongelar, na parte de baixo do frigorífico, a refeição do dia. Chegar a casa sem nada descongelado para a refeição é um stress 

Organize a sua cozinha de acordo com as suas necessidades. As colheres de pau, panelas e afins junto ao fogão e os utensílios que mais usa devem estar sempre acessíveis e à mão.

Faça um pequeno stock com tudo o que usa para cozinhar. Conforme os produtos vão acabando, escreva-os na lista de compras. Clique AQUI, para aceder à minha lista de compras.

Esteja atenta às promoções de carne, peixe, legumes, etc. Pode sempre cozinhar grandes quantidades e congelá-las. Dá imenso jeito para os dias em que temos menos tempo para cozinhar.

Separe, antes de começar a cozinhar, todos os ingredientes e utensílios que vai precisar.

Prepare os alimentos antes de os começar a cozinhar, lave-os, corte-os, pique-os, etc. Quantas vezes começamos a cozinhar, e só depois é que verificamos que nos falta um ingrediente chave.

Faça refogado e congele-o, desta forma não terá que descascar cebolas e alhos de cada vez que vai cozinhar. Pode congelar em sacos plásticos com fecho. 

Espero que com estas dicas, gaste menos tempo e dinheiro ao cozinhar!

Se conhece outras dicas partilhe connosco nos comentários abaixo (devo confessar, que seria fantástico, conhecer outras dicas que me facilitassem a vida na cozinha!).

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Marlene Borges